Perguntas frequentes

Qual é o significado dos ícones?

Evento fechado O evento já foi fechado.

Despesa com comentário A despesa possui comentário.

Despesa criada por você A despesa foi criada por você (somente você pode alterá-la).

Você esta na despesa Você está entre quem pagou e/ou quem divide a despesa, ou seja, interfere no seu saldo final de alguma forma.

Valor inserido manualmente O valor foi informado manulamente por quem criou a despesa.

Relação de casal O participante possui relação de casal.

Convidar participantes Atalho para convidar todos participantes do evento para sua lista de contatos.

Despesas sugeridas Despesas sugeridas.

A despesa possui anexo A despesa possui anexo.

Copiar evento Copiar evento.

Compartilhar evento Compartilhar evento

Análise de despesas Acessar a análise das despesas do evento.

Simulação de resultado Acessar a análise de resultado do evento.

Download de planilha Baixar planilha com todos os dados do evento.

Como faço para utilizar o Conta Coletiva?

Após criar um login basta procurar seus amigos através do painel de contatos e enviar um convite para que eles possam fazer parte da sua lista de contatos.

Com sua lista de contatos montada, você já pode criar um evento com seus amigos e utilizar o nosso controle de despesas coletivas de forma prática e intuitiva.

Como é o passo a passo?

  1. Monte sua lista de contatos.
  2. Crie um evento e convide seus amigos.
  3. Todos participantes do evento inserem suas despesas.
  4. Com todas as despesas já informadas, o criador do evento pode então fechar a conta pra saber quem paga quem.
  5. Os pagamentos serão efetuados pelos participantes e assim que confirmados constarão como pagos. Quando tudo estiver pago, o evento estará liquidado.

O que é um evento?

Uma viagem com seus amigos, a conta mensal dos gastos na república em que mora, um churrasco com sua turma, a organização de uma festa entre seus familiares, são todos bons exemplos.

Consigo remover um evento da minha lista?

Sim, no aplicativo, selecione um evento, acesse a tela com as informações gerais e clique no botão 'Arquivar'.

No site, o botão para arquivar está disponível junto ao grupo de botões localizado no topo direito da página do evento.

O que são as despesas de um evento?

Suponha que você organizou um churrasco com seus amigos e dividiu a responsabilidade das compras com mais dois participantes. Cada compra é uma despesa de um evento chamado churrasco em que vocês três pagaram para depois dividir entre todos que participaram.

É possível buscar por um evento ou despesa?

Sim, no aplicativo, acesse o menu e selecione a opção 'Buscar Despesas e Eventos'.

No site, o campo de busca está acima da tabela ‘Meus Eventos’ na página principal.

Quem tem acesso às mensagens deixadas pelos participantes do evento?

Apenas os participantes do evento.

Inclusive é bem interessante o criador do evento mandar uma mensagem confirmando se todos os participantes já inseriram todas suas despesas antes de fechar a conta, para não correr o risco de ter que reabrí-la.

Não encontrou algum participante ao criar um evento?

Você só consegue incluir em um evento pessoas que já façam parte da sua lista de contatos. Se não encontrou alguém, as situações abaixo esclarecerão o passo a passo pra resolver seu problema.

  1. Caso a pessoa já utilize o Conta Coletiva basta você enviar um convite de contato, através do painel de contatos, e assim que aceito estará disponível pra você incluí-la entre os participantes do evento.

  2. Se por acaso esta pessoa ainda não conhece o Conta Coletiva, basta você enviar um convite por email através do painel de contatos e assim que ela criar um usuário e aceitar seu convite estará disponível pra você incluí-la entre os participantes do evento.

Consigo convidar para um evento alguém que não esteja no Conta Coletiva?

Não, mas você pode enviar um convite por email para que a pessoa crie um usuário no Conta Coletiva. Assim que o usuário for criado, basta ele aceitar seu convite para entrar na sua lista de contatos e então você poderá adicioná-lo a qualquer evento.

Quem pode editar um evento ou uma despesa?

Somente o usuário que criou o evento ou a despesa terá acesso à tela de edição, porém todos participantes têm acesso para consultar as alterações.

Quando um participante recusar um convite de evento o que acontece?

Um participante só pode deixar um evento enquanto a conta estiver aberta e caso não haja nenhuma despesa criada por ele.

As despesas nas quais ele for o único pagador ou devedor serão excluídas. Fora esta situação existem outras duas possibilidades:

  1. Caso exista entre os pagadores ou devedores tanto valores que tenham sido definidos manualmente pelo criador da despesa como valores distribuídos automaticamente, a parte do participante que deixou o evento será distribuída igualmente entre aqueles sem valor manual.

  2. Caso exista entre os pagadores ou devedores somente valores definidos manualmente, a parte do participante que deixou o evento será distribuída igualmente entre todos.

Como é definido quem paga quem?

Ao fechar a conta o Conta Coletiva irá calcular a menor quantidade de pagamentos entre os participantes do evento para que todos possam acertar suas partes.

Posso reabrir uma conta depois de fechada?

Sim, desde que nenhum participante do evento tenha informado o pagamento ou recebimento de algum acerto.

Ainda que ninguém tenha informado qualquer pagamento, é aconselhável sempre certificar com os demais participantes se de fato ninguém acertou sua parte, uma vez que qualquer acerto será desconsiderado assim que confirmada a reabertura da conta.

Como funciona um casal?

Se você e sua/seu digníssima(o) já forem um contato do outro no Conta Coletiva, você poderá enviar um convite para serem considerados como casal na definição dos pagamentos.

Sempre que existir um casal entre os participantes de um evento, e um tiver que pagar enquanto o outro tiver que receber, daremos prioridade para o acerto entre eles para então definirmos os demais pagamentos.

Caso as duas pessoas do casal tenham que pagar ou receber de outros participantes, nada muda e a quantidade de pagamentos totais no grupo será minimizada normalmente.

Importante!
Você e sua/seu digníssima(o) terão que estar com o convite já aceito para serem considerados como um casal na hora de fechar a conta.

Consigo definir de quem eu quero receber?

Não, o Conta Coletiva é muito democrático neste ponto. Nenhum participante será privilegiado na definição dos pagamentos, sendo que a solução irá sempre privilegiar o grupo como um todo oferecendo a melhor solução disponível.

A única excessão é quando houver casais entre os participantes, mas acreditamos que privilegiar o acerto entre eles facilitará os pagamentos de forma geral.

Como funcionam as confirmações de pagamentos?

Assim que a conta for fechada cada participante será informado para quem deverá pagar ou de quem receberá para acertar sua parte.

Suponha que você tenha que pagar alguém para acertar sua parte. Assim que fizer o pagamento, você deve então clicar no botão 'Paguei', neste momento, a pessoa que recebeu seu pagamento será informada que a quantia foi paga. Assim que ela verificar o seu pagamento, ela então deverá confirmar o recebimento através do botão 'Recebi' e a transação constará como paga.

Um ponto relevante para ressaltar é que não é necessário que o pagamento seja informado para posteriormente ser confirmado como recebido, quem tem a receber pode confirmar independentemente e a transação constará como paga automaticamente.

É possível perdoar uma dívida? Por exemplo, uma quantia muito baixa para receber.

Sim, basta quem tem a receber confirmar o recebimento e o pagamento constará como liquidado.

Como é feita a distribuição dos centavos quando a divisão da conta não for exata?

Suponha que no resto da divisão tenham sobrado 3 centavos para serem distribuídos entre 4 participantes.

Neste tipo de situação terão 3 participantes que pagarão 1 centavo a mais cada, sendo que a escolha é feita de forma aleatória considerando que cada participante só poderá ser escolhido uma única vez nesta despesa.

Deste jeito garantimos uma divisão justa e sem qualquer tipo de preferência entre os participantes.

Que tipo de arquivo posso anexar às despesas?

Imagens (JPEG e PNG) e também arquivos em PDF. É uma forma prática para anexar um recibo de pagamento, a foto de uma conta já paga ou qualquer outra informação que possa ajudar na organização e transparência das contas para o grupo.

Como assino o plano Plus do Conta Coletiva?

Atualmente o plano Plus pode ser contratado pelos nossos aplicativos (iOS e Android). Em breve será possível também assinar através do site.

É possível copiar um evento?

Acesse os detalhes do evento e clique no ícone de copiar. Automaticamente todos participantes do evento serão incluídos na cópia assim como as despesas que você selecionar.

Como protejo meus dados com senha de bloqueio?

Clique sobre a opção 'Senha de Bloqueio' no menu do seu aplicativo móvel. Após cadastrar uma senha, sempre que o app for para um plano secundário será necessário informar a senha para acessá-lo novamente.

Para que serve e como funciona a análise de despesas?

Em certas situações é importante saber o peso relativo de cada despesa em um evento, por exemplo:

  • Para decidir quais despesas reduzir na reformulação do orçamento doméstico compartilhado.

  • Entender a estrutura de custos de um negócio para ter uma gestão eficiente.

A base para o cálculo dos percentuais é o valor total das despesas do evento, portanto, o percentual ao lado do valor de cada despesa é o quanto cada despesa representa deste total.

Qual a finalidade e como funciona a análise de resultado?

Dependendo do evento, é útil comparar o total das despesas com uma receita para saber como os gastos estão sendo cobertos e se sobra ou falta recursos para isso. Por exemplo:

  • A soma das rendas de um casal que divide as despesas domésticas.

  • A receita de um negócio gerada durante o período que o evento compreende.

O usuário informa um valor manualmente no campo de receita e com a estrutura de custos disponível no evento, é possível então analisar como o resultado se comporta. Como a receita é informada manualmente pelo usuário, esta ferramenta também pode ser utilizada para simular cenários e acompanhar o resultado obtido em cada um deles.

Para que serve e quais as informações disponíveis na planilha para download?

A planilha é útil caso você queira:

  • Fazer alguma análise diferente das que disponibilizamos em relação aos dados de um evento.

  • Agregar dados de 2 ou mais eventos ao combinar 2 ou mais planilhas.

  • Ter um backup local dos dados de um evento.

Para ter esta flexibilidade, a planilha possui as seguintes abas (sheets):

  1. Dados gerais evento
  2. Participantes
  3. Despesas
  4. Quem pagou
  5. Quem divide
  6. Pagamentos
  7. Mensagens

Você pode relacionar as abas 'Quem Pagou' e 'Quem divide' com a aba 'Despesas' através da coluna que possui o ID de cada despesa e com a aba 'Participantes' através da coluna que possui o ID de cada participante.

Todas as despesas, pagamentos, mensagens e o próprio evento possuem data e hora de criação.

Lembre-se que enquanto o evento não for liquidado, os dados podem ser alterados e uma planilha obtida antes disso estaria desatualizada.

Consigo escolher os emails que receberei?

Sim, acesse o website e na página de edição do perfil você consegue definir quais notificações deseja receber.

Como escolher outras moedas?

Ao criar o evento você pode escolher a moeda que desejar. Com o evento criado, todas as despesas estarão nesta mesma moeda.

O saldo total informado na primeira página considera somente os eventos na moeda selecionada no seu perfil. Você pode escolher outra moeda editando seu perfil.